sábado, 26 de fevereiro de 2011

Como tirar passaporte

Bonjooouurrr!

Dia 18/fev eu peguei meu passaporte, fiquei muito feliz!


Eu era bem ignorante, nem sabia que pra tirar passaporte tinha que ir na delegacia da polícia federal. Mas aí eu pesquisei, e vi que era muito fácil.

1º passo: Visitar o site da polícia federal para requerer o passaporte
http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte
Leia com atenção as instruções presentes nesse site, e atente para os documentos necessários.

2º passo: No site, vc irá preencher um formulário, com dados pessoais etc. Também já agendará um horário de atendimento na delegacia da polícia federal mais próxima.
(Para quem mora no Vale do Paraíba)
Eu fui em Cruzeiro. Apesar de Cruzeiro ser um pouco longe de Taubaté, a emissão é bem rápida. Segundo o meu irmão, mais rápida que na delegacia de São José dos Campos.
Não se esqueça de imprimir a folha de angendamento com o número de protocolo. Na hora do atendimento, eles a pedem.

3º passo
: No site, vc também imprimirá o boleto para o pagamento da GRU (guia de recolhimento da união). Vc não tira o passaporte se não pagá-la. Eu paguei mais ou menos R$ 156,00 (caro O.o rs)

4º passo
: Compareça na delegacia na data e hora agendados com a folha de agendamento, número de protocolo, boleto com comprovante de pagamento da GRU e os documentos necessários (ver lista no site)
Não é necessário levar foto 3 x 4, salvo para crianças pequenas (consultar o site!)

5º passo
: Aguarde alguns dias úteis (para mim foram 7) e retorne à delegacia para retirar o passaporte! O atendente te dará uma folha que vc deverá dar na hora que for retirá-lo. Não se esqueça dele.

É isso!

Bon week-end!

Lu.

4 comentários:

  1. luciene vc sabe se dá para retirar o passaporte no sabado?

    ResponderExcluir
  2. Acho que não, os horários de atendimento da delegacia que eu fui é de segunda a sexta (das 9h às 11h e das 14h às 17h, se eu não estou enganada).
    O jeito é consultar na delegacia onde vc pretende tirar. De repente em cidades maiores (Cruzeiro é um ovo rs) eles abram em horários alternativos...
    Espero ter ajudado ^^

    ResponderExcluir
  3. Salut, Luciene!
    Eu gosto muito de francês e adorei encontrar teu blog! É muito legal mesmo!
    Já estou te seguindo

    bisous!

    ResponderExcluir
  4. ola é a primeira vez que pretendo ir a nova york ,vou como turista ,gostaria de tirar meu passaporte,visto que moro em guaratinguetá ,acho mais viavél ir a cruzeiro,poderia me passar o endereço da la ,agradeço desde ja ,bjs.

    ResponderExcluir